A culpa é da globalização


O tema mais popular do momento: a globalização. Se algum país sofre atentado, é por causa da globalização; se alguém morre de fome, é culpa da globalização; se as calotas de gelo derretem, a globalização está diretamente relacionada.

Mas, afinal, o que a globalização tem a ver com isso?

Denominada como uma 'integração' dos laços básicos (economia e sociedade) entre os diversos países do mundo, a globalização veio ganhando espaço a partir da metade do século XX. 'Integração' porque na realidade não existe a igualdade descrita e comentada. Os países ricos continuam ricos e os países pobres continuam pobres, e cada vez mais pobres.

No meio dessa 'integração' uma pergunta se sobressai: e a identidade do meu país, onde se encontra?

Você nunca se perguntou de onde vem as marcas Adiddas e Puma, por exemplo? Você as vê em todas as partes do mundo, todas as pessoas usando, crianças, adultos, idosos, americanos, europeus, mas elas não têm uma cara específica, uma identidade. Mesmo que ambas sejam norteamericanas, elas não são caracterizadas por qualquer cultura, em um detalhe ou mesmo no obejto inteiro.

Agora sim é culpa da globalização. Ela trouxe esse tipo de "não-identidade" para produtos a serem consumidos e para pessoas e territórios. Ela foi o estopim para essa interdependência, inter-relação. As tecnologias e seus avanços foram os catalisadores dessa situação.

Entendido isso, basta saber identificar este, esse e aquele. Ou seja, a si próprio, a quem está próximo e àquele objeto possuído. A globalização é um processo inevitável e de longo prazo, e como qualquer ação tem suas consequências e modificações no planeta o qual chamamos de lar. Cuide do seu espaço, pois ele pode ser apropriado por qualquer pessoa física ou jurídica, em latitudes e longitudes diversas, graças à globalização.

Reply to this post