Voto: querer ou dever?
O blog Culturítica quer que você leitor seja mais consciente como cidadão. Para isso é preciso que você esteja a par de conceitos e temas políticos.
Hoje, selecionei dois artigos e um blog que falam sobre política e que podem contribuir para seu conhecimento político.
De início, os artigos falam sobre voto obrigatório, uma questão bem polêmica na democracia brasileira. Como podemos exercer a democracia de forma correta, se somos obrigados a votar? Um tema que dá o que falar.
Voto obrigatório e eqüidade um estudo de caso, artigo da Professora Luzia Helena Herrmann de Oliveira.
O voto obrigatório, de Jean-Philip Albert Struck.
O blog Boa Política, faz uma cobertura interessante de fatos políticos, com uma opinião marcante sobre os temas. Vale conferir.
Ainda falando de voto obrigatório, o Boa Política destaca um acontecimento importante e recente:
"No fim do mês passado, em Brasília, em um debate chamado Democracia: Voto Obrigatório ou Voto Facultativo, apenas a jornalista Dora Kramer se manifestou pelo voto facultativo. Alexandre Garcia, José Geraldo de Souza Júnior (Reitor UnB), Roberto Monteiro Gurgel Santos (Procurador-Geral da República) e Aristides Junqueira Alvarenga (procurador) apoiaram o voto obrigatório acompanhado de uma política de educação cívica direcionada aos eleitores (aqui vale uma nota: se não conseguimos sequer educar, a quem queremos enganar que vamos educar civicamente?)"
Curioso. Poucos defendem o voto facultativo e vale lembrar que nos EUA o voto não é obrigatório e milhares de pessoas vão para as urnas por boa vontade ou por gostarem das propostas dos candidatos. O voto facultativo, então, faz com que os políticos sejam mais comprometidos com suas campanhas e promessas.
Deixe sua opinião sobre o voto obrigatório, comente!