Por que Culturítica?


Não procure no dicionário. Culturítica é um termo criado a partir da ideia de como a Cultura influencia a Política e vice-versa. O neologismo vem da aglutinação desses mesmos termos, Cultura e Política.

Voltando à época da ditadura, a MPB, Música Popular Brasileira, foi barrada por censores que proibiam toda e qualquer forma de manifestação contra o governo vigente. A Cultura determina a forma como enxergamos a Política, os governantes e essas duas também refletem o que somos para o restante do mundo.

Política e Cultura caminham juntas. Por que não juntá-las em um só termo, para tentar entendê-las?

No seu significado mais primário, a Cultura é definida como o cultivo de algo. Já para os pensadores romanos que ressignificaram a palavra, pode-se dizer que o conjunto de ideias, conhecimentos, crenças e a forma como todos os elementos se refletem na vida social é a definição de Cultura. De maneira mais abrangente, tudo o que marca a existência de um povo ou de um grupo social dentro de sua sociedade caracteriza sua Cultura. Se para os romanos a Política só existiu com a presença dos seus cidadãos, podemos pensar na necessidade do homem que fizesse de sua cidade uma realidade funcional ao objetivar, no sucesso dessa cidade, a sua própria alegria.

A vontade aqui, nesse espaço-cidade de nome Culturítica, é trazer à tona uma discussão necessária e pró-consciência da relação tão complementar entre o homem, seus costumes e a sua Política. Afinal de contas, todas essas palavras podem se utilizar de um formato diferente, mas têm em sua essência uma igualdade inconfundível.

Reply to this post