Votar ou não votar nulo?


As eleições estão chegando. Você já decidiu o que vai fazer? Escolher um candidato com projetos relevantes, votar nulo, em branco ou deixar de votar

Voto nulo e voto em branco? Qual a diferença dos dois perante a lei?

O voto nulo era comumente utilizado por movimentos de esquerda, para protestar contra os políticos na época ditatorial. Nos tempos de repressão fazia mais sentido que tais protestos fossem feitos, com o objetivo de anular as eleições, mesmo que nenhuma tenha sido anulada. A votação era feita com cédulas de papel, dando liberdade de escolha de qualquer candidato, mesmo que este não tenha se candidatado, como o macaco Tião e o bode Cheiroso. Com as urnas eletrônicas, os votos não são computados como erros e não tem a mesma finalidade de antes.

Alguns movimentos de esquerda contemporâneos pregam o voto nulo como maneira de anular as eleições, todavia mal sabem eles que na lei está escrito:

Segundo o Código Eleitoral, lei 4737/65, art. 224: “Se a nulidade atingir mais da metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.

Desde 1997, os votos brancos não são tidos como válidos. Antes deste ano tais votos eram contabilizados para o candidato com maior porcentagem de votos.

Votos brancos e nulos não são contabilizados como votos válidos, por isso não afetam os resultados finais das eleições. Veja, por exemplo, o disposto na lei 9504/97, art. 2°: “Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, NÃO computados os EM BRANCO E OS NULOS”.

Como escolha consciente, os votos nulos e brancos podem até ser aceitos. Desta forma, o voto nulo indica que o eleitor não aprova nenhum dos candidatos, enquanto o branco indica a aprovação por todos, indiferente de quem seja eleito.

A melhor opção, então, é refletir sobre o destino de seu voto, que apesar de ser “democrático” é obrigatório e não pode ser jogado fora. É seu voto que pode mudar o rumo das eleições e, quem sabe, a política neste país. Vote consciente!

1 comment

Gabi Pagliuca | 6 de novembro de 2009 às 09:51

Se há tanta gente com vontade de mudar e honestas, porque continuamos votando nessas mesmas pessoas? Mesmo eu

tendo influências e pensamentos um pouco de esquerda, acho que o melhor sistema político é a democracia, mas

ele precisa funcionar e com pessoas nos representando, o importante não é votar em branco ou nulo, mas sim

conhecermos em quem vamos votar.

Sou da opinião que não é possível todos os candidatos serem maus e desonestos. O únido problema é que na mídia

e na classe dominante, os candidatos mais famosos que aparecem, os que têm mais visibilidade e influência são

aqueles que estão nos partidos mais tradicionais. Mas será que queremos mesmo esses canditados nos

representanddo?

Nunca vou me esquecer que uma vez uma conversa com um amigo:

a: - em quem você vai votar?
eu: - em Fulana.
a: - Não, Gabi... a Fulana não tem nenhuma chance de ganhar, então é melhor você votar no Sicrano para o

Beltrano não ganhar, porque são os dois que estão nos primeiros lugares.
eu: - ...

Temos que conhecer todos esses candidatos para podermos votar em quem realmente queremos e não para que outro

não ganhe, ou para que continue a mesma coisa "melhor deixarmos como está, se mudarmos, pode piorar..." NÃO!

Não podemos pensar assim! Temos que conhecer todos os canditados, TODOS, inclusive daqueles partidos

considerados menores.

Quando pensamos em mudar o mundo, a gente precisa fazer o que puder pra isso e votar é a manifestação do nosso desejo e quando os políticos mais honestos e com boas ideias começarem a nos representar de verdade, podemos nos preocupar mais com outras questões e começar a participar de mudanças.

Eu também sou a favor do voto branco e nulo, vote sempre, mas vote consciente!