Expediente

A equipe do Culturítica é formada por um editor, um repórter e um cinegrafista/fotógrafo. Funções essas que são circulantes, ou seja, a cada postagem as responsabilidades serão distribuídas de forma democrática.

O Jornalismo é o conector principal entre os integrantes do blog, juntando-os a partir da leitura e da escrita e com o objetivo de uma melhoria nos relacionamentos humanos, diante da conscientização política, para a qual a Cultura é indispensável.

Débora Rodrigues é ex-estudante de Letras, dedicada à literatura, na escrita e na leitura, e até que a morte as separe, companheira da Cultura brasileira em forma de som, imagem, texto e expressão.

Interessada nas relações entre o homem e sua Cultura, despertam-lhe a curiosidade, tudo o que diz respeito à Antropologia, à Filosofia e aos estudos do que possa sugerir o enlace entre humano e sociedade. Desenvolvido senso-crítico e conhecimento em literatura e teatro estrangeiro, completam um perfil que contribuirá positivamente para a apresentação do conteúdo Culturítico.

Apesar de não ser uma conhecedora exímia da Política, representa uma cidadã que acredita na atitude honesta em prol do benefício geral e observa de maneira crítica a atuação dos representantes do Congresso brasileiro.

Isaque Criscuolo, leitor faminto de literatura estrangeira, fantástica e romântica, trará sua bagagem cultural para os conteúdos do Culturítica, afinal é preciso entender e participar do cenário cultural para ter a audácia de palpitar sobre os temas.

Amante de filmes e seriados, seu senso crítico quanto a atuações e roteiros cinematográficos contribuirá para um melhor entendimento da Cultura e Política brasileiras retratadas em filmes nacionais de época e atuais.

Sua indignação com o cenário político nacional dará combustível ao veículo Culturítica, que precisa mais e mais de energia intelectual para levar aos seus leitores conteúdos apurados, concisos e diversos.

A análise da Cultura nacional, seja esta erudita ou de massa, é um dos seus pontos fortes, já que a ela determina um povo, uma sociedade, e a partir deste pressuposto, Isaque ajudará a compor os conteúdos culturais do Culturíca. Com pouco conhecimento sobre Política, resolveu aceitar o desafio de tratar do assunto em um blog para ampliar seus horizontes, quebrar suas limitações e participar mais ativamente das discussões em alta no cenário nacional. Espera que os leitores simpatizem com sua linguagem rebuscada e por vezes interpretada como pedante, mas que é frutos de suas constantes leituras.

Jessica Akico coleciona dezessete anos de Dança, desde o Ballet Clássico até o Hip Hop, passando por Dança Contemporânea e Dança de Salão. Apesar de estar na área de Humanas, se interessa bastante por Astronomia, Mecânica, Relatividade, Trigonometria e Geometria Analítica, Estequiometria, Eletroquímica, Genética. Reserva um espaço no dia para jogos de Lógica e Estratégia.

O conhecimento de História Antiga e História Contemporânea está em constante crescimento. A experiência de trabalhar como mesária nas últimas eleições é um ícone para o Culturítica e um dos impulsos de querer despertar essa conscientização na população brasileira.

Paulistana que convive desde criança com as Culturas japonesa e brasileira, tendo contato também com a Cultura boliviana. Na memória guarda viagens das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, o que será de grande ajuda para denominar e diferenciar os costumes num mesmo país.

A literatura brasileira tem seu espaço em sua prateleira de livros: Romantismo, Pré-Modernismo, Modernismo, Realismo, entre outros.

Reply to this post